sábado, 8 de janeiro de 2011

Carta de Lili para João

Hoje, depois de ler à coluna do jornalista João Ximenes Braga do jornal O Globo, da qual sou assídua leitora, decidi lhe escrever uma pequena carta. Segue agora no blog; afinal estas palavras fazem parte das minhas conversas.

Rio de Janeiro , 8 de Janeiro 2011

Para João Ximenes Braga - Jornal O Globo
jxbraga@gmail.com


Prezado João, hoje, num dia de praia maravilhosa, regada a muita água de coco, biscoitos Globo e picolés Kibon, li sua coluna no jornal O Globo . No instante em que saboreava, mineiramente, um queijo coalho com orégano, me deparei com suas observações a respeito “das estrangeiras mineiras”. Você disse que não está preparado para viver nesta explosão de turismo e que as não cariocas não estão preparadas para o Rio de Janeiro. Serei muito sincera com você: eu não estava preparada para suas palavras.


Seu comentário a cerca “das mineiras maquiadas, brilhosas e de salto alto “não foi assim bacana, senti na carne. Sou uma mineira, residente na cidade maravilhosa há dez anos e posso te dizer que, além de adorar esta cidade e desfrutar dela, me rendi aos vários costumes tipicamente cariocas.


Sendo uma não carioca, uma gringa de Minas Gerais, procurei entrar no clima da cidade e , com crítica e cautela, eleger hábitos, pessoas, lugares e até gírias. Nunca, jamais, em tempo algum, uma mineira seria vista assim: despojada ao extremo num evento importante e ainda se achando; com mais de quarenta anos e de cara lavada por aí; vestida de roupas de ginástica com fendas e decotes em plena aula de localizada às 7 da manhã; circulando de bota de cano alto só porque esfriou um pouquinho; fazendo convites de firula para ir a casa dela só para fazer o social da praia; usando um cabelão enorme com aquele visual bem datado estilo garota de Ipanema do passado etc. Acho desnecessário e pouco elegante tecer mais exemplos, embora existam muitos.


Pode ser que você tenha se referido às mineiras de sotaque, ao acaso, como poderia ter também dito das curitibanas, das paulistas, das gaúchas e de outras. Eu não sei, mas na dúvida, te mando minha indignação.


João, seja paciente, pense bem. Já que você vai renovar seu passaporte e estragar as cidades dos outros, quero te pedir um favor : não vá para Minas ! Ou o que você acha que os mineiros pensam ou sentem quando os cariocas invadem Tiradentes, Inhontin ou os mil botecos das esquinas mineiras ?


Boa viagem.


Liliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário