Doces

Torta Waffle de Morango

Ingredientes
4 waffles comprados congelados
1 caixa de morangos
2 colheres de sopa de açúcar
4 bolas de sorvete de crème ou de frozen yogurt de baunilha ou morango

Preparo 
Retire as folhas e lave os morangos. Separe uma xícara deles e coloque no liquidificador com uma colher de açúcar. Bata bem . Corte ao meio, no sentido do comprimento, o restante dos morangos e misture com a outra colher de açúcar.
Toste os waffles seguindo as instruções da embalagem m para ficar bem crocante.
Coloque--os ainda quentes nos pratos de servir. Sobre cada waffle, coloque uma parte do morango cortado. Por cima, uma bola de sorvete de crème. Sobre o sorvete,despeje um pouco da calda crua de morango. Distribua o restante em volta dos waffles.
Receita do José Hugo Celidônio- Revista O Globo - Agosto 2010

Maçã Assada com Mel e Limão



4 maçãs pequenas
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de vinho branco
Preparo :
Lave bem a maçã e retire o centro fibroso e as sementes.
Numa fôrma refratária pequena, coloque uma ao lado da outra. Misture o mel, o suco de limão e o vinho e regue as maçãs. Cubra com papel -alumínio e leve ao forno médio ( 180 C ) por cerca de 30 minutos. Sirva quente.
Receita do Cozinha Light / Programa Vigilantes do Peso

Abacaxi Grelhado



Ingredientes :
4 fatias grossas de abacaxi fresco
suco de 2 limões
2 colheres de chá de mel
pimenta -do-reino moída na hora
Preparo :
Faça cortes com uma faca em cada fatia da fruta para ter uma bonita apresentação. Depois de grelhar o abacaxi, asse-o até que fique cor de caramelo, mas tenha cuidado para não queimar. Em uma pequena panela, ferva o suco de limão e o mel por 2 ou 3 minutos. Esfrie e adicione a pimenta fresca a gosto e salpique sobre

as fatias do abacaxi.. Sirva imediatamente assim ou com uma bola de sorvete de verbena.
Receita do livro As Mulheres Francesas não Engordam


             Pastel Folhado de Chocolate Nigela


Ingredientes : Massa folhada , marca de sua preferência, eu           prefiro Arozza, chocolate meio amargo em cubos, ovos.


Preparo : compre a massa folhada já cortada em quadrados, abra cada quadrado individualmente e recheie cada um com um quadradinho de chocolate. Feche cada quadrado de massa como se fosse um pastel. Pincele com o ovo e coloque para assar.


Receita de Nigella Lawson- Programa no GNT


Salame de Chocolate

Ingredientes : 100 gramas de manteiga sem sal, 4 cookies ou 8 biscoitos maisena, 3 colheres de sopa de amêndoas ou nozes picadas,
200 ml de açúcar de confeiteiro, 200 ml de cacau em pó sem açúcar ou de chocolate em pó amargo, 2 ovos, 1 colher de sopa de rum ou uísque ( opcional )
Preparo : Derreta a manteiga numa panela em fogo baixo. Bata ligeiramente os ovos como para omelete. Numa vasilha, coloque os biscoitos grosseiramente esfarelados, as nozes, o a'çucar, o chocolate ou cacau em pó, os ovos e o rum ou uísque. Misture bem e acrescente a manteiga derretida já esfriada. Misture tudo  de novo até tudo ficar encorpado. Coloque um pedaço de filme plástico na bancada e coloque esta mistura sobre  ele e enrole dando um formato de salame. Aperte bem as pontas , enrolando. Coloque na geladeira por no mínimo três horas ou de véspera. No momento sde servir, desembrulhe e corte em fatias de um centímetro.
Receita de José Hugo Celidônio - Jornal O Globo - Julho 2011

                       Torta de Avelã Barion

Ingredientes :1 embalagem de placas de wafer Barion

Recheio : 400 gramas de manteiga sem sal, 400 gramas de chocolate meio amargo Barion, 400 gramas de açúcar de confeiteiro, 200 gramas de avelã torradas e moídas, 2 cálices de licor Amarula.
Cobertura : 400 gramas de chocolate meio amargo Barion e 400 gramas de creme de leite.
Decoração : raspas de chocolate branco e morangos
Modo de Fazer : Bata na batedeira a manteiga em temperatura ambiente cm o açúcar de confeiteiro peneirado, até a mistura ficar esbranquiçada. Com o chocolate previamente derretido em banho-maria, junte a massa até misturar bem, com a batedeira ligada no mínimo. Acrescente as avelãs moídas e misture manualmente. Acrescente o licor e misture novamente. reserve na geladeira

Receita do site www.saborbarion.com.br


                        Almendrado 

Ingredientes : 1,5 kilos de sorvete de creme, 200 gramas de açúcar, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de vinagre branco, 250 gramas de amêndoas, 200 gramas de creme de leite fresco

Preparo : Prepare o pralin, que leva a mesma quantidade de açúcar e amêndoas descascadas e que pode ser preparado em maior quantidade e conservado tampado. Descasque as amêndoas, deixando-as um pouco de molho em água quente, para facilitar. Asse em forno não muito forte para evitar que adquiram machas escuras que poderão dar sabor amargo. Derreta o açúcar com o vinagre, mexendo levemente com uma coher de pau limpa e que nunca tenha sido usada em nada gorduroso. Quando chegar ao ponto de caramelizar, acrescente as amêndoas. Despeje num mármore untado com óleo e deixe esfriar.Coloque num saco plástico e soque, ou passe um rolo para quebrar um pouco. Guarde em recipiente fechado para não umedecer.

Montagem :  bata o creme de leite em ponto de chantily e  misture este creme de leite batido , o sorvete e metade do pralin.Coloque na fôrma escolhida e coloque no fundo uma camada do pralin e um pouco da mistura do sorvete. Vá colocando este pralin nas boedas laterais até completar a fôrma. Coloque no congelador algumas horas antes de servir.

Receita de José Hugo Celidônio / Revista O Globo