Saladas

Salada Vermelha da Nigela Lawson
Ingredientes
radicchio ,  figos frescos cortados em quatro, alface roxa ou acelga, azeite de oliva extra-virgem, sal.
presunto cru , de preferência Serrano, em fatias finas,e queijo parmesão ou pecorino ou manchego.
Preparo
Rasgue as folhas de alface e as de acelga e as misture. Faça um molho com o azeite e um pouco de sal. Regue as folhas com este molho. Arranje os pedaços de figo e as fatias de presunto, da maneira mais artística que você conseguir, sôbre as folhas. Por cima de tudo, coloque fatias finas do queijo escolhido.
Dicas
Eu gosto de acrescentar , para variar , tomatinhos orgânicos miúdos, cramberries sêcas e uvas vermelhas e o que eu encontrar que seja vermelho e muito bom !

Salada da Adelaide
Ingredientes
camarões
repolho
pimentão amarelo e vermelho
cogumelos Shitake
cenoura crua e ralada , a gosto
sal e pimenta-do-reino branca , a gosto
Preparo
Limpe os camarões, tempere com sal e pimenta-do-reino branca a gosto.Refogue estes camarões no azeite , até ficarem tenros e reserve-os.Pique o repolho bem fininho e o afervente , reserve.Rale a cenoura crua bem fina e reserve.Refogue os Shitakes no azeite e sal e rerve.Pique os pimentões amarelo e vermelho em cubinhos ou em Juliana, reserve . Numa travessa , misture todos os ingredientes e reveja o tempero.
Receita da Adelaide Brás

Salada de Morangos e Queijo Cottage

Ingredientes
4 punhados de alface variada e um pouco de rúcula
1 e 1/3 xícara de motrangos cortados em quatro partes
1/3 de xícara de queijo tipo Cottage
2 colheres de sopa de suco de laranja
1 colher de sopa de de vinagre de vinho branco
1 e 1/2 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal e de pimenta-do-reino

Preparo
Numa vasilha pequena, misture bem o suco de laranja, o vinagre , o azeite, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Numa saladeira, coloque os verdes da salada e os morangos. Acrescente o tempero , misture bem , esparrame o cottage por cima e sirva imediatamente.
Obs : se quiser , acrescente nozes . Caso não faça com o queijo Cottage, esfarele queijo Minas fresco e use no lugar.
Receita de José Hugo Celidônio- Jornal O Globo 1/08/2010

Salada Fresca de Brie, Laranja e  Amêndoa
Ingredientes


6 xícaras de alfaces variadas , bem lavadas
300 de queijo Brie , cortado em fatias
200 gramas de amêndoas descascadas e torradas
4 laranjas descascadas e cortadas em gomos
Vinagrete
1/4 xícara de vinagre de framboesa ou similar
1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de mostarda
sal e pimenta-do-reino a gosto
Rendimento : 12 pessoas


Amêndoas : coloque as amêndoas em água fervente durante 5 minutos e , a seguir, passe-as para um recipiente com água gelada. A pele vai se desprender ao fazer pressão com os dedos. Torre-as na frigideira no fogo.
Preparo 
Disponha dentro de um recipiente as alfaces rasgadas com as mãos , em pedaços grandes. Acomode sobre elas o queijo , as amêndoas e os gomos de laranja.


Vinagrete : bater energeticamente todos os ingredientes até obter uma mistura firme. Tempere a salada no momento de servir, mexendo bem, com colheres grandes.
Receita de Pía Fendrik - Cozinha Informal Para Os Amigos 

Salada Mediterrãnea

Ingredientes 


4 xícaras de folhas de rúcula
200 gramas de presunto cru ou serrano, cortado em tiras
1 xícara de queijo Bocconcini ( ou mozarela fresca )
1 xícara de crôutons


Vinagrete : 2 colheres de sopa de maionese ( eu uso light ), 1 colher de sopa de mostarda, 3 colheres de sopa de vinagre de vinho, 6 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres de sopa de queijo paramesão ralado.


Croûtons : corte fatias de pão de fôrma branco ou pão francês em cubinhos e frite os em óleo ( eu faço no forno ). Depois de dourados, escorra-os e deixe esfriar sobre papel absorvente.
Preparo
Disponha as folhas de rúcula em uma tigela grande. Acomode por cima o presunto, o queijo e os crôutons.
Vinagrete : junte todos os ingredientes dele e bata com energia até obter uma mistura totalmente integrada. Tempere a salada , no último momento, com o vinagrete mexendo bem , com colheres grandes.
Receita de Pía Fendrik - Cozinha Informal Para Os Amigos




Salada de Espinafre Cru, Endívias, Laranja e Castanha de Caju


Ingredientes: 1colher de sopa de folhas de hortelã, 1 colher de chá de raspas de casca de laranja, 1 colher de sopa de suco de laranja, 1 colher de chá de cebolinha verde picada, 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco, sal e pimenta-do-reino a gosto, 3 xícaras de chá de folhas de espinafre, bem novas e escolhidas, 2 laranjas pêra descascadas cortadas em fatias de ½ cm de espessura e sem a parte branca, 1 endívia a grande cortada em rodelas e depois ao meio, castanhas de caju já salgadas.

Preparo:Numa vasilha, misture a hortelã, as raspinhas de laranja, o suco de laranja, a cebolinha verde e uma pitada de sal. Depis, acrescente o azeite ,pouco a pouco, misturando bem. Em outra vasilha, coloque as folhas de espinafre e as endívias picadas. Regue a salada com o molho e misture bem. Distribua a salada entre os pratos,(quatro para esta receita), tempere com a pimenta-do-reino e junte meias rodelas de laranja e castanhas de caju , na quantidade que preferir e sirva imediatamente.

Receita de José Hugo Celidônio/ Jornal O Globo Fevereiro 2011

Salada de Espinafre

Ingredientes: 6 xícaras bem cheias de folhas de espinafre, 2 ovos cozidos,2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 4 colheres de sopa de azeite, 1 colherzinha de café de mnostarda clara, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo : Coloque uma panela com bastante água e sal para ferver. Quando levantar fervura,retire do fogo e introduza as folhas de espinafre já lavadas e deixe por cerca de 20 segundos, apenas para quebrar a dureza das folhas. Retire, passe por água gelada para interromper o cozimento e enxugue bem.

Molho : este molho foi inspirado no Pierre Troisgros. Pegue uma vasilha redonda e coloque nela duas gemas cozidas, bem picadas, mostarda, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Incorpore tudo misturando com um batedor de arame e despejando o azeite, pouco a pouco batendo energicamente.


Pique as claras grosseiramente. Coloque o espinafre numa saladeira, regue com o molho e revolva para que fique tudo bem temperado. Polvilhe os pedaços de clara sobre a salada e sirva imediatamente.
Receita de José Hugo Celidônio / Jornal O Globo Fevereiro 2011

Saladinha Mimosa



Ingredientes :


1 pé de alface americana
1 maço de agrião
2 ovos cozidos


Molho :
 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
 1 colher de chá de mostarda tipo Dijon
 1 colher de sobremesa de sasinha picada
 6 colheres de sopa de azeite
 sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo :


Desfolhe e lave bem a alface americana. Enxugue e corte as folhas maiores em pedaços de três centímetros. Deixe as pequenas sem cortar. Retire as folhas dos ramos de agrião, elimine os galhos e lave-as bem. Enxugue. Separe as gemas das claras dos ovos, pique bem as claras e esfarele as gemas. Reserve.


Molho : numa vasilha pequena, misture vinagre, mostarda, salsinha e sal e pimenta- do-reino. Em seguida, junte o azeite em fio, batendo bem até ficar uma mistura homogênea. Numa saladeira, coloque as folhas, junte as claras de ovo picadas e a gema esfarelada. Tempere na mesa, juntando o vinagrete preparado e misturando bem.
Receita de José Hugo Celidônio / Março 2011/ Revista O Globo


Salada de Pêssegos com Presunto Serrano, Hortelã e Mozarela

Ingredientes : 1 pêssego grande sem caroço, cortado em quatro; 3 mozarelas de búfala cerejinha; 8 folhas de hortelã, 4 fatias finas de presunto serrano, 1 galho de tomilho; 3 colheres de sopa de vinho branco, 1/2 colher de sopa de aceto balsâmico, 1 colher de chá de essência de baunilha
Preparo : Junte o vinho, o aceto, a baunilha e o tomilho desfolhado, regue os pedaços de pêssego e leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 5 minutos. Resfrie e reserve.
Monte o prato com as bolinhas de mozarela no centro, as fatias de pêssego em volta, regue com o caldinho que restou. Arrume as fatias de presunto serrano entre as de pêssego e finalize com as folhinhas de hortelã.
Receita de Carla Pernambuco/ Revista Joyce Pascowitch 2011




Salada de laranja
Ingredientes

4 laranjas descascadas, em cubos pequenos
2 pomelos descascados
2 tomates lavados
1 colher de sopa de açúcar
suco de 1 limão
1/2 xícara de café de água de flor de laranjeira
azeitona preta sem caroço , a gosto
1 colher de chá de canela
azeite a gosto
2 colheres de sopa de cebolinha-francesa picada
gergelim preto e gergelim branco para polvilhar
 Preparo
Em uma vasilha, misture a laranja, os pomelos e os tomates.
Polvilhe com açúcar e regue com os suco de limão e com a água
de flor de laranjeira. Junte as azeitonas, polvilhe com a canela e
deixe macerar por 15 minutos.  Regue com o azeite e polvilhe
com a cebolinha e os dois tipos de gergelim.
Sirva em seguida
Receita do Livro  Cozinha do Mundo - Marrocos





Salada de Morango com Pepino

Ingredientes : 250 gramas de morango lavado, sem o cabo e fatiados, 150 gramas de minipepino fresco ou em conserva, cortados em cubos,100 gramas de figo fresco cortado em cubos, 10 folhas de hortelã picadas,  10 tâmaras, 1 copo de iogurte natural, 50 gramas de  mel, 2 talos de cebolinha-francesa picada, folhas de hortelã inteiras para decorar

Preparo : Em uma vasilha, coloque os morangos, o pepino, as tâmaras, os figos e as folhas de hortelã. Misture o iogurte e o mel, e , imediatamente depois, coloque esta mistura sobre a salada, decorado com a cebolinha , as folhas picadas e as folhas de hortelã.

Receita do livro  Cozinha do Mundo / Marrocos