Acompanhamentos

  Aspargos frescos ao Molho de Pimenta
Ingredientes

300 gramas de aspargos frescos e limpos


Crème de Queijo : 2 a 3 colheres de sopa de iogurte natural desnatado, 2 colheres de sopa de cream cheese light


Molho de Pimenta : 1 colher de chá de suco de limão, 3 a 4 gotas de molho pronto de pimenta, 1 pitada de pimenta-do-reino,1/4 colher de chá de sal


Para Finalizar o Prato: 1 colher de sopa de sementes de papoula, fatias de limão


Preparo


Aspargos : cozinhe os aspargos em água fervente levemente temperada com sal. Reserve.


Molho de Pimenta : Numa vasilha pequena, misture o suco de limão, o molho de pimenta, o sal e a pimenta-do-reino.


Crème de Queijo : Numa vasilha pequena, misture o iogurte e o cream cheese


Regue os aspargos com o molho de pimenta. Envolva-os bem no molho. Acompanhe com o crème de queijo salpicado por sementes de papoula. Decore com fatias de limão

Receita do livro O Prazer de Cozinhar Light - Good Light
Lucília Diniz

Pupunha na grelha

Ingredientes


4 pedaços , com cerca de 12 cm cada, da parte mais fina da pupunha.
Sal à vontade
2 colheres de sopa de azeite
Preparo
Cozinhe os pedaços de pupunha em água com um pouco de sal. Geralmente, leva entre 15 a 20 minutos para que fiquem cozidos e macios.Corte-os ao meio no sentido do comprimento. Reserve.


Na hora de servir, esquente bem uma grelha ou frigideira. Pincele os pedaços de palmito com azeite e grelhe apenas o suficiente para que adquiram uma bela cor. Sirva imediatamente.


& é um ótimo acompanhamento para grelhados como carnes, aves e peixes.
Receita de José Hugo Celidônio – Revista O Globo Ano 2009


Suflê de Camembert e Alcachofras

Ingredientes :
9 claras de ovos
3 gemas
3 colheres de sopa batidinha
3 fundos de alcachofras batidinhas
1 ceboura bem ralada
1 bandeja de champignons de Paris
300 gramas de queijo gruyère ralado
4 colheres de sopa da farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
600 ml de leite
salsa picada
sal e pimenta do reino
parmesão ralado
Preparo :
Prepare um refogado com manteiga, alho picado, cebola, alcachofra e cogumelos picados e a cenoura ralada. Tempere com sal e pimenta. Reserve o refogado.
Numa frigideira, derreta a manteiga e doure a cebola batida. Junte a farinha de trigo e deixe-a dourar. Retire do fogo e junte uma parte do leite para obter um crème grosso. Volte para o fogo e acrescente o queijo, o refogado de alcachofra e um pouco mais de leite. Misture até ficar com consistência cremosa( não deixar ficar ralo ). Acrescente as gemas e tempere com sal e pimenta do reino. Retire do fogo, e deixe esfriar um pouco. Bata as claras em neve firme e misture-as ao crème delicadamente. Unte ramequins pequenos com manteiga, despeje a massa do suflê, passe uma faca em volta do crème para soltá-lo, polvilhe parmesão e leve ao forno preaquecido por 15 a 20 minutos ou até que esteja alto e dourado. Sirva em seguida.
Receita Humberto Passeado Cozinha

Quiabos Stephen Downes
Ingredientes :
quiabos lavados e escorridos, com as pontas retiradas
óleo de amendoim ou outro óleo vegetal
gengibre
alho
chili
vinho de arroz
molho Shoyo
folhas rasgadas de coentro
Preparo :
Numa panela Wok, refogar os quiabos escorridos , por no máximo 4 minutos Acrescentar o gengibre, molho Shoyo, alho, capim-limão, vinho de arroz e o chili.
Salpicar folhas rasgadas de coentro. O segara ficar crocante é não ultrapassar os quatro minutos.

Receita de Stephen Downes - Crítico Gastronômico do Jornal Herald Sun

Suflê de Batata
Ingredientes :
8 batatas cozidas e espremidas
2 colheres de sopa de manteiga light
2 gemas
salsinha
1 xícara de leite desnatado
1 lata de milho verde
1 colher de sopa de fermento em pó


Preparo :
Misturar todos os ingredientes e ir colocando leite devargazinho até amolecer a massa de batatas. Dissolver o fermento em pó em um pouquinho de leite e misturar na massa. Por último, as claras batidas em neve. Untar um pirex com manteiga, despejar o crème sobre ele e levar ao forno para gratinar.
Receita do Livro O Dom Saudável de Cozinhar

Tomates Ao Forno Nigella


Ingredientes :


500 gramas de tomates-cereja ( cerca de 24 )
1 colher de chá de sal comum
1/4 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de tomilho seco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Preparo :
Preaqueça o forno a 220 C. Corte os tomates ao meio e ajeite numa assadeira com lado cortado virado para cima. Polvilhe com o sal , o açúcar, o tomilho e o azeite.
Ponha no forno e imediatamente ligue o calor. Deixe os tomates no forno, sem abrir a porta, durante a noite ou por um dia inteiro.
Receita de Nigella Lawson / Livro Nigella Express

Gratinado de Batatas e Cogumelos Nigella



Ingredientes :


3 batatas de tamanho médio em fatias finas
350 ml de leite
3 colheres de sopa de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de chá de azeite de alho
250 gramas de cogumelos em fatias finas
sal e pimanta-do-reino a gosto


Preparo :
Preaqueça o forno a 220 C e unte uma vasilha que possa ir ao forno para gratinar.Numa panela, ferva juntos as batatas, o leite e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa constantemente, abaixe o fogo e deixe cozinhar enquanto você prepara os cogumelos. Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira em fogo médio alto. Junte os cogumelos e cozinhe, mexendo de vez em quando até que eles estejam macios, por cerca de 3 minutos. Coloque os cogumelos e seus sucos na panela das batatas. Mexa para misturar bem e ponha tudo na vasilha de gratinar. Asse com o frango por 45 minutos ou até que
esteja dourado na parte superior.
Receita de Nigella Lawson - Livro Nigella Express

Croque Monsieur Assado Nigella


Ingredientes :


6 fatias de pão integral
75 gramas de mostarda Dijon
126 gramas ( 6 fatias ) de queijo gruyère
70 gramas ( 3 fatias ) de presunto
6 ovos
1/2 colher de sal comum ou 1 colher de chá de sal Maldon
80 ml de leite
4 colheres de sopa de queijo gruyère, emmental ou cheddar ralado
molho inglês a gosto

Preparo :
Passe a mostarda em cada pedaço de pão. Faça sanduiches com uma fatia de queijo outra de presunto e uma teceira de queijo. Corte cada sanduiche na diagonal para obter dois triângulos. Acomode os sanduiches numa vasilha que possa ir ao forno.
Bata juntos os ovos, o sal, o leite e despeje sobre os sanduiches.Cubra com filme plástico e deixe na geladeira, da noite para o dia. Na manhã seguinte, preaqueça o forno a 200 C. Tire a vasilha da geladeira e remova o filme plástico. Polvilhe com queijo ralado e algumas gotas de molho inglês. Asse por 25 minutos.
Receita de Nigella Lawson - Livro Nigella Express


              Purê de Maçã da Adelaide

Ingredientes : 6 maçãs sem casca cortadas em cubos, 4 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de açúcar, cravo e canela em pau a gosto.
Preparo : fazer uma calda clara co o açúcar e a água. JUntar o cravo, a canela e a maçã.Deixer ferver até ficar macia. Retirar os cravos e a canela. Bater no liquidificador e depois de batido, deixar ferver até dar o ponto do purê.
Receita de Adelaide Bráz


Ovo Pochê com Batata e Queijo de Cabra

Cozinhe 1 batata e esprema. Corte um pedaço de queijo de cabra e esfarele, reserve. Misture os dois e tempere com sal a gosto e leve à panela com um pouquinho de manteiga , para dar liga.
Coloque no centro do prato esta mistura quente.
Faça um ovo pochê e coloque por cima desta mistura.
Sirva como uma entradinha charmosa antes do prato principal.
Receita de Lili numa tentativa de clonagem do Restaurante Gero


   Erva-Doce Assada com Moho de Vermute e Raspas de Laranja

Ingredientes : 1 kilo de erva-doce ( cerca de 4 ou 3 bulbos grandes, cortados de maneira irregular e sem os talos; 3 a 4 dentes de alho médios, inteiros; 100 ml de vermute; raspas de casca de  uma laranja; cerca de 100 ml de azeite de oliva extravirgem; sal e pimenta-do-reino moída na hora e a gosto.
Preparo: Numa travessa refratária, coloque os pedaços de erva-doce, o alho, acrescente o vermute e o azeite, de maneira que tudo fique bem úmido. Junte as raspas das cascas de laranja, tempere com sal e pimenta e misture bem.Leve ao forno preaquecido a 180 graus, coberta com papel-alumínio, por 20 a 25 minutos. Depois, retire o papel e deixe por tempo suficiente para que a erva-doce fique corada. Mexa com uma coher sempre que sentir necessário, para que todos os lados da erva-doce consigam absorver o molho de forma uniforme. Fácil, rápido e extremamente saboroso. Este prato é uma delícia acompanhando carnes ou peixes. Fica assim mesmo, com bastante caldo em volta. Muitas vezes , guardo-o na geladeira como se fosse uma conserva de erva-doce.
Receita de Carolina Ferraz / Livro Na Cozinha com Carolina


Salada de Figos Assados com Gorgonzola

Ingredientes: 6 figos grandes e frescos , 80 gramas de queijo gorgonzola despedaçado.
Preparo : Preaqueca o forno a 180 graus. Corte uma cruz n topo de cada figo e aperte gentilmente para abri-lo. Acrescente a cada um deles uma colher de chá de gorgonzola bem no coração do figo e coloque no prato para assar.
Molho: 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de aceto balsâmico, 100 gramas de folhas de agrião sem talos, 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta-do-reino moída na hora e a gosto.
Preparo II : Pegue o aceto balsâmico, o mascavo, o azeite e bata tudo muito bem misturado e grosso. Junte um pouquinho do balsâmico em cada figo e leve ao forno por 5 minutos até que eles fique tenros e o queijo derreta. Prepare uma cama verde com as folhas de agrião, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Coloque por cima os figos já assados e acrescente o restante do balsâmico. Sirva quentinho.
Receita de Carolina Ferraz

                     Purê de Pistache

Ingredientes : 100 gramas de pistache, 20 ml de água mineral, 2 gramas de sal, 1 grama de pimenta-do-reino branca, 1/2 limão-siciliano, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem.
Preparo : Limpe o pistache, extraindo as casacas. Coloque-o no liquidificador com a água, o sal, a pimenta-do-reino e o suco de limão. Bata em velocidade alta e adicione o azeite devagar até obter um purê. Passe numa peneira fina e reserva até a hora de usar.
Receita do Restaurante Oro/ Rio de Janeiro



                       Musse de Queijo da Revista                                                                                                  

                 

Ingredientes                                                                    

                                                                                         

                  4 claras                                                         

                  2 envelopes de gelatina sem sabor e incolor                                                             
                  1/2 xícara de chá de água                                                            
                  1 pote de 200 mg de crème cheese light                                                                      
                  1/4 xícara de chá de suco de limão                                                            
                  2 colheres de chá de sal                                                               
                  Molho : 2 pimentões amarelos sem sementes e 1 xícara de chá de água                                                                                                                                                                                                 
Preparo                                                                                        
                                                                                         
                  Bata as claras até ficarem firmes. Aqueça a gelatina já dissolvida na água                                                          
                  e quando estiver bem quente, despeje aos poucos sobre as claras em neve                                                             
                  sem parar de bater. Reserve. Em outra tigela, junte o cream cheese, o limão                                                         
Processe os pimentões com a água  e leve ao fogo e deixe ferver por dez 
                  e o sal. Acrescente delicadamente à mistura processada e despeje em fôrma                                                         
                   de bolo inglês forrada com filme plástico. Leve à geladeira para endurecer.
                  Processe os pimentões com a água  e leve ao fogo e deixe ferver por dez                                         
            minutos ou até obter uma consistência grossa. Deixe  esfriar e sirva a musse.                                                                     
                                                                                         
                           Receita de Revista   2012      



                           Petit Gâteau de Grana Padano    

Ingredientes : 100 gramas  de queijo de cabra, 40 gramas de grana padano ralado, 20 gramas de farinha de trigo branca, uma gema de ovo, um ovo inteiro, três colheres de sopa de manteiga. Para o acompanhamento : azeite trufado a gosto, quatro aspargos e oito fatias de presunto de Parma.

Modo de Preparo : Coloque a manteiga e os queijos para derreter em banho-maria, acrescente a gema e o ovo e mexa bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e adicione algumas gotas de azeite trufado a gosto. Reserve. Ferva os aspargos em água e sal até ficar ao dente ( cerca de dez minutos ). Inte as fôrmas e leve ao forno preaquecido a 200 graus. Coloque a massa, dimunua o forno para 180 graus e espere até que ela cresça e fique dourada ( cerca de sete minutos ). Monte o prato com os aspargos e acomode o petit gâteau por cima, envolvido no presunto de Parma.

Receita  da Revista O Globo                                                                                  







Mandioca  Bahiana                                                  
                                                                       
                                                                       
Ingredientes :                                                                       
            1 kilo de mandioca cozida , cortada em pedaços                                      
            1 vidro de leite de côco                                                       
            1 xícara de leite                                                        
            1 colher de sopa de manteiga                                                        
            1 colher de letchup                                                  
            pimenta-do-reino a gosto                                                    
            1 pacote de queijo ralado ( 100 gramas )                                                
            presunto picado ( 100 gramas )                                                    
                                                                                                                                                                                                                 
                                                                       
Preparo :                                                                   
            Misturar a mandioca cozida , cortada em pedaços , com os outros ingredientes e                                                       
            assar por trinta minutos. Servir bem quente. 
Receita de Maria José                                                                                                                            
                                                                  
                                                              
           

                                                 Cebolas Carameladas

Ingredientes: 2 cebolas fatiadas bem finas e uniformes ( eu prefiro as pequenas e inteiras), 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga e pitadinha de sal.
Preparo : Derreta a manteiga e coloque as cebolas para fritar, quando estiverem molinhas e translúcidas coloque o çúcar. Abaixe o fogo e deixe lá até dourar bem bonito, mexendo de vez em quando. Estas cebolas ficam ótimas com carnes e frangos e sanduíches.
Receita do Site Cyber Cook


Molho Harissa

Ingredientes: 1 colher de sopa de páprica doce, 1 colher de sopa de pimenta calabresa seca,1 colher de chá de páprica picante, 1 colher de chá de sementes de cominho, 5 folhas de hortelã, 1/2 xícara de chá de azeite, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1 colher de chá de sal grosso.
 Maçere os temperos num pilão e vá acrescentando azeite até virar um molho.

                                                  Sautée de Aspargos e Cogumelos
Ingredientes: 4 aspargos frescos branqueados,  60 gramas de cogumelos Paris, 8 gramas de manteiga  e sal e pimenta-do-reino a gosto.
 Corte os aspargos e os cogumelos e jogue-os em uma frigideira quente com  manteiga. Tempere com sal e pimenta0do-reino a gosto.

Batata Noisete

Ingredientes : 60 gramas de batatas grandes, 1 grama de sal e 1 gramas de açafrão.
Descasque as batatas e use um boleador para fazer as bolinhas Noisete. Cozinhe-as em água fervente juntamente com o sal e o açafrão por 20 minutos.

Caprese Quente - Shortcut Suppers

Ingredientes :  batata rosti congelada quanto desejar , 6 cebolinhas redondas fatiadas em quatro pedaços ( echalotes),  tomatinhos pequenos italianos, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 125 gramas de mozzarela de búfala,  folhas de manjericão.

Preparo: Aqueça o forno a 200 graus. Coloque as cebolinhas, os tomates e as batatas dentro de um refratário e despeje o azeite. Coloque para assar por 10 minutos. Retire o refratário do fogão e coloque por cima uma camada da mozzarela e as folhas de manjericão. Retore ao forno por mais dez minutos até que o queijo esteja derretido e as batatas estejam douradas.
Receita da Revista  Waittrose Seasons